UM SEGREDO ESPECIAL DAS MULHERES!

1

Homens, vou desvendar agora um grande mistério, um segredo especial das mulheres! Preparem-se, aí vai:
Todo santo mês a mulher passa por uma grande oscilação psicológica e de hormônios. O autor James Dobson chama isso de “as estações do mês feminino”. Vou explicar em detalhes o que é isso, e partir daí, você vai entender melhor o universo feminino e seus mistérios. 
A primeira semana depois da menstruação pode ser considerada a primavera do mês! Os níveis de estrogênio aumentam e produzem quantidades crescentes de energia, ambição e otimismo. Nessa época o humor da mulher fica ótimo! Neurotransmissores cerebrais estão mais ativos e facilitam o pensamento, a memória e a capacidade intelectual. É a fase mais agradável do mês.
O verão chega na segunda semana do ciclo menstrual. O estrogênio atinge o ápice e estabiliza. Nesta fase a mulher continua cheia de energia mas adota um ritmo mais moderado. Ainda se sente segura de si, criativa, e dependendo da situação, eufórica. Precisa acontecer muita coisa para preocupá-la ou chateá-la, e ela gostaria que todos os seus dias fossem assim. Mas infelizmente o estrogênio está prestes a despencar…
Chega o outono, ou seja, a metade do ciclo ou terceira semana. Esse período é conhecido como período fértil ou época de ovulação. Os níveis de estrogênio sobem apenas por alguns dias. Esses dias coincidem com o pico de desejo sexual. É nesta época que ela sente profunda afeição e proximidade com o garoto ou homem que ama. E é também nesta época que muitas adolescentes se entregam apaixonadamente nos braços de qualquer rapaz que lhes diga meia dúzia de palavras bonitas… Dois hormônios influenciam essas reações: a testosterona e a progesterona. A progesterona faz a garota se sentir próxima da pessoa que ela imagina amar. Podemos dizer que seria uma conspiração criada por Deus para a propagação da raça humana, rs. Os níveis de progesterona continuam a subir e esse hormônio tem duas funções relacionadas a fertilidade: contrabalancear a influência do estrogênio (cuja presença em níveis altos impossibilita a concepção) e produz o espessamento do útero, que forma o “solo fértil” para um possível embrião.
A quarta semana é o inverno, e os níveis de estrogênio, progesterona e endorfina continuam a cair. Como consequência, o humor da mulher se torna mais sombrio e ela fica mais retraída. Essas mudanças hormonais são extremamente tóxicas para o cérebro e podem desencadear depressão, apreensão, baixa autoestima, hipersensibilidade, tristeza e raiva. É também muito comum que nesta fase ela se sinta rejeitada e insegura. Pode sentir-se confusa e entrar num cômodo sem se lembrar da razão de estar lá. Para as adolescentes, até seu desempenho escolar pode ser afetado durante este período. Infelizmente, o que ela está experimentando são os sintomas conhecidos no mundo todo como: TPM (transtorno pré menstrual). Cerca de três dias depois vêm a menstruação, acompanhada de cólicas, inchaços e mal-estar.
Assim termina o ciclo de quatro semanas, seguido por uma elevação do estrogênio e pela volta de dias felizes!
Como seria bom se todos os homens soubessem disso. Quantos desentendimentos e brigas poderiam ser evitados! Normalmente, na “estação do inverno”, quando as mulheres estão extremamente sensíveis, costuma acontecer no casamento um episódio conhecido como “a conversa” ou “DR – discussão do relacionamento”. Nesta época, a mulher se sente completamente carente e insegura, sentindo a necessidade de cobrar de seu esposo mais atenção, amor e afeto. Cobranças estas que muitas vezes vêm acompanhadas de choros ou gritos.
Os maridos normalmente ficam confusos, pois são pegos de surpresa e sinceramente não fazem ideia do que fizeram de tão ruim para rejeitar ou magoar sua esposa. Mas enfim, estou aqui justamente para desvendar este mistério. Neste período, a irritação de uma mulher nada tem a ver com atitudes do marido (existem exceções, é claro), embora qualquer homem possa ser muito mais carinhoso e ter mais consideração. Mas agora que você já descobriu o segredo, nas semanas de outono e inverno, o que sua mulher mais precisa é que você ouça o que ela tem a dizer (sem precisar se justificar), um abraço bem apertado, ouvir o quanto você a ama e que demonstre de todas as maneiras este amor.
Importante: a partir do momento que a garota tem a sua primeira menstruação, iniciam-se todas as oscilações hormonais citadas acima, só que em níveis muito mais elevados! Imaginem a situação? Pais de meninas adolescentes: tudo o que sua filha precisa nesta fase é de muito apego, consolo e amor, até que o sol do verão volte a brilhar! Apresente esse texto a ela, com certeza vai ajudá-la a entender melhor o seu corpo e o porquê de tantos sentimentos desagradáveis.
“Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher ama seu próprio corpo.” Efésios 5:28
Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.
Efésios 5:28
Bom, agora que terminei o texto, vou dar uma ligadinha para o meu marido. Estou entrando no período do outono e preciso escutar um “eu te amo”! 😉

Obs.: Esposa, não use esse post como desculpa para desrespeitar seu marido. Recomendo a você dois textos: Será que ele tem outra? e Mulheres: freio na língua!
Fonte de Pesquisa: Educando Meninas – James Dobson – Ed. Mundo Cristão
Share.

1 comentário

  1. Olá Dani!
    Minha mulher parece ser mais próximo dos pólos… Um curto verão e um longo inverno. Isto quando não tem pânico. O que eu faço?

Leave A Reply